BIO


Jass Carnival é o nome artístico sob o qual dou a conhecer a minha música. Sou portugês, nasci em Caracas, vivi em Leiria, depois em Coimbra e, atualmente, vivo em Porto Alegre/RS, no Brasil. Sempre gostei de cantar, especialmente em inglês, influenciado pelos discos anglo-saxônicos que apareciam lá em casa. Aos 15 anos comecei a tocar guitarra e, depois de algum tempo a trocar acordes de covers com os amigos, aventurei-me na composição das minhas próprias músicas. Com a primeira banda (Mr. Stange) fui amadurecendo o gosto pela composição e pelos palcos.
 
Em 1999 fundei a banda de rock id Portico, na cidade de Leiria. Na banda assumi as funções de compositor, voz e guitarra ritmo. A id Portico participou em várias compilações musicais, com destaque para o single Ashes in the Alley, que fez parte da compilação Optimus 2000, da gravadora EMI. Com esse single a id Portico rodou bastante na playlist da Rádio Comercial, uma das rádios mais fortes em Portugal. A banda subiu a mais de 40 palcos, abrindo inúmeros shows para bandas portuguesas e estrangeiras conceituadas, com destaque para Travis, Silence4, Tim, Ornatos Violeta e The Gift, entre outras.

Em 2003, após o final da id Portico, fiz uma pausa nos palcos e comecei a interessar-me por computadores. Em 2004, a partir das primeiras gravações caseiras, surgiu a demo Contos de Saturno e, mais tarde, em 2007 gravei o meu primeiro disco, intitulado Room Session, com onze canções originais produzidas e lançadas por mim. Promovi essas músicas através do Myspace e, com isso, consegui obter ótimas impressões de ouvintes de vários países, como Polónia, EUA e Inglaterra.

Em 2009, entre idas e voltas, mudei-me para a cidade de Porto Alegre, no sul do Brasil. Tive a sorte de fazer bons amigos aqui e dessas amizades surgiram novos parceiros musicais, entre os quais, a banda Fantomaticos e o DJ Goraieb. Em Porto Alegre, participei no programa Radar (da TVE/RS), toquei em alguns pubs locais (Cult, London Pub...) e fiz  participações especiais com a Fantomaticos, das quais destaco, os shows no Teatro Renascença e no La Estación, assim como, a participação na gravação da música e vídeo Ao Que Virá (2014), que integra o álbum Dispersão (2013). Em 2015 gravei e lancei o single We Are The Chosen, em parceria com a editora gaúcha Ué Discos, e em 2016 saiu o segundo single Sweet Thing. Atualmente, continuo compondo e gravando em casa nos tempo livres...

Ao longo de todos estes anos, as minhas principais influências musicais vieram de David Bowie, Iggy Pop, Stone Roses, Bob Dylan, Slowdive, The Cure, Pixies, Morrissey, Frank Sinatra e Tom Jobim, entre muitos outros. A minha música tem habitualmente elementos que foram inspirados em alguns destes grandes artistas e costumo evidenciar nas minhas canções a melodia, a voz e as guitarras.

Texto: Jass Carnival / 2019
Foto: Jass Carnival / 2016